Quando o regime de compensação de jornada é descaracterizado?

Você sabia que compensar as horas de trabalho é uma prática legal? Sim, exatamente. É plenamente possível que o trabalhador preste mais horas de serviços ao empregador do que prevê o contrato de trabalho, sem caracterizar horas extras, podendo ser diminuída a carga horária em outro dia no mesmo mês.

Mas cuidado, pois o regime pode ser descaracterizado diante de certas irregularidades. É o que iremos tratar no tema de hoje.

A compensação de horas de trabalho consiste em acrescer a jornada de trabalho em determinados dias, tendo em vista o suprimento em outros, sem haver o dever de pagamento de horas extras.

Para que seja válida, a CLT exige que seja feito acordo escrito entre empregado e empregador ou contrato coletivo de trabalho, de forma escrita ou tácita.

Também, importa salientar que existem profissões que a lei não admite o referido regime, tais como ascensoristas e telefonistas.

Quando o regime pode ser descaracterizado?

Com efeito, com advento da nova lei, a prestação habitual de horas extraordinárias não descaracteriza mais o regime de compensação. Esta era a hipótese mais observada nos tribunais trabalhistas, os quais reconheciam com facilidade a inobservância regular do regime quando havia habitualidade.

Agora, com a reforma, pode haver compensação de jornada semanal, a qual não precisa mais estar limitada às 44 horas semanais, ou mensal, esta limitada a 220 horas, sendo possível a prestação de até 10 (dez) horas em um único dia.

A CLT prevê, também, que o não cumprimento às exigências do regime não implicam na repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária se não ultrapassada a duração máxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional.

Percebe-se que houve flexibilização aos empregadores na sua aplicação, o que beneficia ambas as partes na relação de trabalho. 

Quais as penalidades caso o empregador não atenda as exigências do regime?

Em que pese a reforma trabalhista ter tornado as penalidades do empregador mais branda, é de extrema importância que o regime atenda as exigências legais, em especial na hipótese de compensação mensal, a qual possui limitação das horas diárias. Caso contrário, a empresa poderá ser condenada ao pagamento de horas extras, mesmo que tome aparentemente as devidas cautelas.

Sendo assim, um profissional habilitado poderá auxiliar desde a elaboração do contrato inicial, até o acompanhamento do respectivo regime, inibindo posteriores cobranças.

Gostaria de mais informações? Deixe um comentário ou entre em contato, nossos advogados especialistas terão prazer em lhe ajudar. Fale conosco pelo WhatsApp.

(Visited 217 times, 1 visits today)

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.